quinta-feira, 3 de junho de 2010

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM GANHA FORÇA NA CAMARA DOS DEPUTADOS

O Projeto de Lei n. 4.924/09 vem ganhando força na Câmara dos Deputados. Segundo o Deputado Federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), a criação de um piso salarial para a enfermagem, além de valorizar os profissionais de enfermagem vai contribuir para a melhoria do desempenho nas atividades relacionadas à profissão, garantindo um melhor atendimento à população.
Sabino foi feliz quando traduziu, em um parágrafo de seu parecer, os anseios da classe de enfermagem: “Embora muitos possam criticar, a fixação de um piso salarial por lei é de fundamental importância para a boa atuação de determinadas atividades, porque proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais, assegurando-lhes uma remuneração proporcional às suas responsabilidades. Isso certamente evita que profissionais já extremamente demandados física e psicologicamente tenham que trabalhar em vários estabelecimentos ou, até mesmo, desempenhar outras atividades no intuito de sobreviverem condignamente”.
É salutar tornar públicas as condições a que se submete um profissional de enfermagem quando no exercício da profissão para que a população apóie a causa. Nossa categoria vive, literalmente, para atender ao próximo nas 24 horas do dia. Muitas vezes deixando a família em segundo plano. Com esse piso salarial torna-se possível ao profissional abandonar seus plantões extras, o segundo e o terceiro turno de trabalho.
Após uma análise sábia, o deputado federal Sabino emitiu seu parecer favorável em 05 de maio de 2010, sendo que deverá ser colocada em votação na referida comissão para que possa seguir para as demais comissões da casa.
Para que a aprovação na CTASP seja agilizada, precisamos pressionar nossos parlamentares acreanos para solicitar urgência na aprovação da matéria. O Acre possui apenas um parlamentar nesta comissão, o Deputado Federal Ilderlei Codeiro (PPS-AC) (dep.ilderleicordeiro@camara.gov.br) que precisa ser acionado para apressar a inclusão do parecer do PL 4.924/09 na pauta da comissão para aprovação. Em relação ao Deputado Federal Sabino Castelo Branco (dep.sabinocastelobranco@camara.gov.br), precisamos solicitar ao mesmo que agilize a inclusão de seu parecer na pauta para apreciação e votação da matéria. Por último, precisamos pressionar o presidente da referida comissão, Deputado Federal Alex Canziani Silveira (PTB-PR) dep.alexcanziani@camara.gov.br, para inclusão do parecer na próxima pauta.
Vamos enviar e-mails para os referidos parlamentares solicitando prioridade na aprovação do PL 4.924/09 para que possamos ter um futuro mais digno.

(proibida a divulgação sem a referência do autor e do blog)

Enfermeiro Jebson Medeiros

4 comentários:

  1. porque que os nossos governantes dao tao pouca importancia para a saude e para os profissionais desta area que somos mal renumerados e estamos esposto a tudo e o nosso maior objetivo e a VIDA.

    ResponderExcluir
  2. gostaria que a saude fosse vista como um fator importante para a populacao brasileira como prioridade, para vencermos a VIDA precisamos ter saude e coragem para enfrentar as dificuldades que os pacientes enfrentao a cada dia, se nao fosse os profissionais da saude que se dedica todos os dias com AMOR de verdade haveria um indice de descaso para com eles mesmo vamos valorizar mais estes profissianais dando a cada um deles um SALARIO digno uma carga HORARIA justa e condicoes de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Concordoo!
    Mas não temos que só falar
    vamos nos reunir e fazer a diferença...

    ResponderExcluir
  4. vamos parar tudo, e chamar a nasa para resolve...........

    ResponderExcluir