segunda-feira, 14 de junho de 2010

PESQUISA DA FIOCRUZ APONTA PROBLEMAS DE SAÚDE EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Problemas de saúde em profissionais de enfermagem de dois hospitais do município do Rio podem estar relacionados às condições de trabalho profissional e doméstico, como longas jornadas, trabalho noturno e alta carga de atividades em casa. Essa é a conclusão da dissertação de mestrado em saúde pública “Morbidade referida em profissionais da enfermagem: relações com o horário de trabalho, jornada semanal e trabalho doméstico, da bióloga Luciana Fernandes Portela.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), sob a orientação de Lúcia Rotenberg e William Waissmann. Com base no estudo, a equipe acompanhará a saúde dos profissionais.

A equipe aplicou um questionário dividido em quatro blocos de perguntas: dados sócio-demográficos, trabalho profissional, trabalho doméstico e saúde. Também foram incluídas questões do dia a dia, como a relação com a chefia e os colegas de trabalho, as queixas de sono e cansaço.

Foram analisadas as respostas de 280 entrevistados, entre eles 20 homens e 260 mulheres. Algumas variáveis foram consideradas mais expressivas como fatores que interferem na saúde dos profissionais, como jornada superior a 40 horas semanais e a interação entre trabalho profissional e doméstico, chamada de carga total de trabalho.

Enfermeiros com mais de dez anos de experiência no trabalho noturno relataram ter colesterol alto. As queixas de sono não foram consideradas típicas de profissionais que trabalham à noite, porque também foram assinaladas por quem trabalha de dia.

Outros problemas relatados foram varizes, enxaqueca, distúrbios emocionais severos e falta de tempo para o descanso e o lazer, para cuidar da casa, dos filhos e de si mesmo.

Fonte: Agência Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário