terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM LANÇAM CANDIDATURAS EM TODO O BRASIL.

A enfermagem brasileira, após anos de sobrecarga de trabalho e baixos salários, lança seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador da república e governador em todo o Brasil. Trata-se de uma tentativa real de inserção de novas políticas de saúde que venham, além de valorizar a própria profissão, alterar o quadro atual do setor saúde em todo o país. A enfermagem sempre colaborou com o crescimento e a qualidade do Sistema Único de Saúde - SUS de forma competente, porém sua atuação sempre foi nos bastidores, trazendo nome para os dirigentes do referido setor. Desta vez, a enfermagem quer sair de traz do palco e se tornar o ator principal, assumindo a autoria de grande parte dos avanços ocorridos no setor saúde. A profissão precisa de mais autonomia política para implantar um SUS mais democrático, igualitário e para todos com humanização e resolução dos problemas de doença de nossa população.
Segundo pesquisa realizada no site do Tribunal Superior Eleitoral a enfermagem está assim distribuída:


Com isso, a profissão de enfermagem começa a despertar para necessidade de sua inclusão na política nacional e estadual, alterando o contexto no qual vivemos.
No entanto, esta inserção ainda é muito tímida em relação a outras áreas profissionais, conforme tabela abaixo, considerando os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual:


A tabela acima demonstra que a enfermagem junta supera apenas a classe dos odontólogos, o que demonstra nosso crescimento na disputa política. No entanto, ainda somos superados pelos médicos, engenheiros e principalmente pelos professores e advogados.
Existem hoje no Brasil aproximadamente dois milhões de profissionais de enfermagem, o que, nesta eleição, deve causar impacto e promover a vitória de vários companheiros.
Precisamos ter a consciência de que em todos os estados somos capazes de eleger nossos candidatos e promover a maior reforma política no sistema de saúde, trazendo melhorias não só para nossa categoria mas para toda a sociedade brasileira. A enfermagem brasileira precisa ter a consciência e o compromisso de votar em pessoas que queiram e conhecem de nossa profissão, caso contrário, continuaremos sendo desvalorizados e submetidos à exploração e a sobrecarga de trabalho.
No Acre, várias lideranças da área de enfermagem têm apoiado nossa candidatura a deputado estadual e sonham com o início de um processo de mudança no setor saúde com o primeiro profissional de enfermagem eleito para o cargo de deputado estadual. Será uma bela vitória de toda nossa classe e do setor saúde que contará com um verdadeiro representante na Assembléia Legislativa Acreana.
Para tanto, temos que lembrar que a vitória de nossa profissão e do setor saúde nas eleições 2010 depende da digitação de apenas cinco números, quais sejam, para deputado estadual: 65.333 e confirmar!

Jebson Medeiros
Candidato a Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário