segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SINDENFAC - SINDICATO DOS ENFERMEIROS GRADUADOS E ENFERMEIROS ESPECIALISTA DO ESTADO DO ACRE - UM SONHO PRESTES A SE TORNAR REALIDADE

Várias tentativas já ocorreram para criar o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre, no entanto, nenhuma foi vitoriosa tendo em vista a complexidade e a burocracia exigidas neste processo.
Diante deste contexto, um grupo de aproximadamente 22 enfermeiros foi reunido no Colégio de Aplicação, em Rio Branco-AC, para iniciar, novamente, o referido processo. No dia 08 de outubro de 2010, as 14h00min ocorreu a primeira reunião desse novo processo, sob liderança do atual presidente do COREN-AC, Dr. Jebson Medeiros de Souza.
Após longo debate foi criada uma diretoria provisória para tratar sobre a criação do SINDENFAC e a elaboração do Estatuto e Regimento Interno do novo sindicato.

Foto: enfermeiros reunidos para criação do SINDENFAC


A nova Diretoria Provisória é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Dr. Jebson Medeiros de Souza
Vice-Presidente: Dr. Joel de Souza Maia
Primeiro Secretário: Dr. Félix Araujo da Silva
Segundo Secretário: Dr. Francisco José A. Holanda
Primeiro Tesoureiro: Dra. Luiza Rodrigues Medeiros
Segundo Tesoureiro: Dra. Marly Célia Graniska
Assuntos de Comunicação: Dr. Márcio Felipe Rodrigues de Lima
Após alguns dias, ocorreu uma reunião com alguns membros da diretoria provisória para verificação e modificação do Estatuto e do Regimento Interno. Durante a reunião foram propostas algumas alterações nos documentos originais.
Por fim, foi decidido que a Primeira Assembléia Geral deve ocorrer com a maior brevidade para aprovação do Novo Estatuto e Regimento Interno do SINDENFAC.
Segundo o presidente provisório do SINDENFAC, Dr. Jebson Medeiros de Souza, o novo sindicato não vem para dividir a enfermagem no sentido negativo, mas sim, para separar bandeiras de lutas que sempre foram diferentes. Medeiros ainda enfatizou que a enfermagem foi dividida em categorias, conforme estabelece a Lei Federal 7.498/86, portanto, não se pode falar em divisão da enfermagem, pois esta já existe pela própria lei que define competências diferenciadas conforme cada quadro. Também não se pode falar que Técnicos e Auxiliares de Enfermagem ficarão sem representação sindical, pois o SPATE-AC continuará sendo o representante dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, com exceção dos enfermeiros que serão representados pelo SINDENFAC. O presidente provisório do SINDENFAC enfatiza ainda que a categoria dos enfermeiros merece um sindicato só para enfermeiros e liderado apenas por enfermeiros para não haver separação e conflitos de interesses dentro do próprio sindicato. “Tenho recebido críticas por parte de alguns técnicos e auxiliares de enfermagem e grande aceitação por parte da maioria dos enfermeiros. Porém, gostaria de deixar claro que quando este sindicato estiver devidamente fundado vai forçar uma evolução de toda a classe de enfermagem, pois os enfermeiros terão que ir a luta, fazer greve e manifestações se quiserem obter melhorias e os técnicos e auxiliares de enfermagem vão buscar fortalecer seu próprio sindicato. É notório que enfermeiros possuem sua própria bandeira de luta, que técnicos de enfermagem possuem outra bandeira e que os auxiliares de enfermagem possuem outra bandeira diferente das outras duas. Vamos tomar como exemplo os enfermeiros, estes gostariam que seu salário se equiparasse ao salário dos médicos e odontólogos; os técnicos de enfermagem gostariam de conquistar o direito de fazer sua faculdade de enfermagem ou ter um salário próprio para o quadro de técnico de enfermagem; e os auxiliares de enfermagem gostariam de fazer o curso de técnico de enfermagem e ter seu salário diferenciado das demais categorias da saúde. Bom, como discutir tudo isso em uma mesa de negociação, é por isso que pouca coisa foi conquistada. É necessária uma incisão sindical neste panorama a fim de que todos conquistem seus ideais”. Afirma Medeiros.
O SINDENFAC foi gerado e tem data para seu nascimento já programada por sua diretoria provisória ainda para o ano de 2010, provavelmente nas eleições que ocorrerão em meados do mês de dezembro.
Segundo Medeiros, só Deus será capaz de deter a criação e a fundação deste novo sindicato. O presidente provisório está intensamente determinado e compromissado em fundar esta nova instituição, pois como enfermeiro e liderança da categoria de enfermagem que é, possui todos os instrumentos e condições de tornar este sonho uma realidade, como já ocorreu em diversos estados brasileiros.
“A enfermagem acreana tem que evoluir a exemplo de outros estados. Não é possível que os enfermeiros queiram continuar aceitando esta realidade atual. Sou enfermeiro com muito orgulho e não ficarei sossegado enquanto não ver minha profissão sendo valorizada neste estado. Já conquistamos algumas vitórias, mas ainda é pouco. Estamos ficando na poeira de médicos e odontólogos. Agora os Assistentes Sociais acabaram de aprovar sua lei das 30 horas. Estamos ficando na poeira até dos Assistentes Sociais, que vem lutando bravamente para conquistas melhorias em sua categoria. Se não queremos ficar para trás, temos que acompanhar estes colegas, pois também somos profissionais de nível superior”. Afirma Jebson.
Aos enfermeiros que queiram participar do processo de fundação do SINDENFAC, favor enviar nome completo, e-mail, telefone e número de inscrição no COREN-AC, para o seguinte endereço: sindenfac@hotmail.com. Após 48 horas será disponibilizado procedimento de participação, além do estatuto e regimento interno para avaliação e propositura de mudança a ser encaminha para a primeira Assembléia Geral do SINDENFAC que ocorrerá no dia 12 de novembro de 2010 (sexta-feira), as 14h00min em local a ser definido.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário