quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CONVOCAÇÃO PARA A PRIMEIRA REUNIÃO DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS GRADUADOS E ESPECIALISTAS DO ESTADO DO ACRE

 
C O N V O C A T Ó R I A

 


1ª Reunião DE DIRETORIA DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS GRADUADOS E ESPECILISTAS DO ESTADO DO ACRE – SINDENF-AC

 

Consoante o que determina o Estatuto do Sindicato dos Enfermeiros Graduados e Especialistas do Estado do Acre – SINDENF/AC, em seu art. 21, alínea b,convoco Vossa Senhoria a participar da 1ª REUNIÀO DE DIRETORIA DO SIDENFAC, que será realizada no Auditório da Maternidade Barbara Heliodora, na cidade de Rio Branco-AC, dia 02 de fevereiro de 2013, com início a partir das 15 horas, com a seguinte Pauta:

 

1.      Abertura dos trabalhos e verificação do quórum;

2.      Comunicação da Presidência;

3.      Preenchimento da ficha de filiação no SINDENF/AC;

4.      Planejamento das Atividades para o Exercício de 2013.

 
Rio Branco/AC, 22 de janeiro de 2013.
 

Jebson Medeiros de Souza
Presidente
 
 
Segue abaixo a relação de todos os membros do Sindicato dos Enfermeiros Graduados e Especialistas do Estado do Acre que estão convocados para a primeira Reunião. Aqueles que não receberam a convocatória, favor enviar telefone e e-mail para o seguinte endereço eletrônico: sindenfac2012@hotmail.com ou sindenf-ac@hotmail.com
Diretoria Administrativa:
  1. Jebson Medeiros de Souza, COREN-AC 95.621 ENF.....................PRESIDENTE;
  2. Joel de Souza Maia, COREN-AC 108.957 ENF...............................VICE-PRESIDENTE;
  3. Félix Araújo da Silva, COREN-AC 117.774 ENF............................PRIMEIRO SECRETÁRIO;
  4. Maria Lucrecia Batista Pereira, COREN-AC 59.879 ENF.............SEGUNDO SECRETÁRIO;
  5. Jacqueline da Silva Mendonça, COREN-AC 117.773 ENF............PRIMEIRO TESOUREIRO;
  6. Elza Fernanda Leão de Assis, COREN-AC 98.483 ENF................SEGUNDO TESOUREIRO;
  7. Narjara Campos de Araújo, COREN-AC-93.737 ENF..................PRIMEIRO SUPLENTE;
  8. Christiane Vasconcelos Lopes, COREN-AC 104431 ENF..............SEGUNDO SUPLENTE;
  9. Geana de Souza Fernandes da Silva, COREN-AC 65.593 ENF......TERCEIRO SUPLENTE;
  10. Salete Viana Nogueira, COREN-AC 57.981 ENF..............................QUARTO SUPLENTE.
Conselho fiscal:

  1. Wuesley Daniel Silva, COREN-AC 83.511 ENF...............................PRESIDENTE;
  2. José Adailton Cruz Pereira, COREN-AC 83.511 ENF....................VICE-PRESIDENTE;
  3. Seginey Silva de Amorim, COREN-AC 164.732 ENF......................PRIMEIRO SECRETÁRIO;
  4. Rosicley Souza da Silva, COREN-AC 222.211 ENF.........................PRIMEIRO SUPLENTE;
  5. Betânia Teixeira de Lira, COREN-AC 73.634 ENF.........................SEGUNDO SUPLENTE;
  6. Francisco José Alves de Holanda, COREN-AC 66.219 ENF...........TERCEIRO SUPLENTE.
 
Atenciosamente,
 
Jebson Medeiros
Presidente do SINDENF-AC

 
 
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

A RELAÇÃO ENTRE OS ERROS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E A FALTA DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO



Recentemente recebi em meu e-mail uma matéria jornalística que tratava sobre esse assunto e resolvi escrever sobre essa problemática que atinge nossa profissão. Lembro-me como se fosse ontem quando, ao adentrar pela primeira vez na FUNDHACRE (atual Hospital das Clínicas de Rio Branco), como estagiário do curso de enfermagem na disciplina Fundamentos de Enfermagem, pude observar que faltavam materiais para o correto desempenho de nossas atividades como estagiário. A primeira coisa que tive que improvisar foi um biombo. Existia apenas o esqueleto do mesmo. Aprendi, então a pegar um lençol e a envolver o esqueleto do biombo para poder proteger a privacidade do paciente.

Durante minha formação aprendi diversas maneiras de improvisar material para poder tratar o paciente com o mínimo de dignidade. No entanto, estas medidas de improviso adotadas por nós profissionais de enfermagem podem levar a erros no desempenho da profissão, inclusive, desencadeando penalidades por parte do Conselho Regional de Enfermagem. Além disso, os profissionais ainda podem responder na esfera civil e criminal por danos ao cliente.

Várias profissionais de enfermagem respondem processos éticos e judiciais. Alguns deles, simplesmente por tentar atender os pacientes frente às péssimas condições de trabalho as quais são submetidos.

Pior, quando o Conselho Regional de Enfermagem tenta realizar uma intervenção ética nas unidades que estão comprometidas, suspendendo o exercício da enfermagem pelas péssimas condições de trabalhos e riscos ao paciente, vem o poder judiciário (na maior parte das vezes) e determina o retorno dos profissionais ao trabalho, alegando que o cidadão não pode ficar sem atendimento (mesmo que precário e correndo risco de morte).

No entanto, alguns juízes (e são raros), determinam ao gestor que tomem medidas saneadoras sob pena de multa diária e até mesmo responder na esfera criminal. Estes compreendem claramente o que a Constituição Federal assegura ao cidadão brasileiro.

Claro que a população não pode ficar sem atendimento, no entanto, o poder judiciário e o Ministério Público deveriam endurecer mais determinações com relação aos gestores dos serviços de saúde, obrigando-os a cumprir nossa CF/88 e a legislação vigente.

Dentre um dos fatores responsáveis pelas péssimas condições de trabalho, destaca-se o salário do profissional de enfermagem que recebe, muitas vezes, um salário mínimo para cuidar da vida humana. Daí, o referido profissional deve dobrar sua carga horária de trabalho, comparecendo ao serviço afadigado e comprometendo a qualidade da assistência prestada ao cidadão. A partir disso as pessoas criticam esse trabalhador da saúde quando o mesmo se submete à dupla ou tripla jornada de trabalho.

Tem mais, essa jornada de trabalho, que segundo especialistas, deveria ser de 30 horas semanais, na maioria esmagadora dos municípios brasileiros, é de 40 horas, comprometendo ainda mais a qualidade do serviço de enfermagem.

Bom frisar que o Governo Federal tem brecado o projeto de lei que trata da jornada de trabalho de enfermagem para 30 horas, usando os deputados federais eleitos com os votos do próprio profissional de enfermagem, o que é extremamente angustiante, pois acabamos votando naqueles que tiram nosso sangue todos os dias.

As eleições estão se aproximando e é hora de repensarmos nosso voto. Particularmente tenho votado nos deputados federais do Acre que tem demonstrado empenho na resolução das questões da enfermagem. Há muito deixei de votar em sigla partidária ou por amizade. Voto naqueles que verdadeiramente tem demonstrado compromisso com minha categoria profissional.

Além da questão política, temos que cobrar mais dos nossos gestores, diálogo sobre nossas condições de trabalho a fim de pressionarmos o poder público no intuito de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cidadão.

Temos que buscar parcerias com o Ministério Público Estadual e Federal, bem como começarmos a fiscalizar o uso do recurso financeiro destinado a saúde.

Tenho certeza que, se essa não é a solução completa e definitiva, é um caminho que deve ser experimentado pelas lideranças da enfermagem.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O DIA EM QUE A ENFERMAGEM DO ACRE PARAR!




Nesses últimos meses tenho escutado várias reclamações dos profissionais de enfermagem com relação à jornada de trabalho nos hospitais do Acre, principalmente por parte dos profissionais de enfermagem contratados pelo Pró-Saúde e pelo Hospital Regional do Juruá. Não bastasse isso, a carência de enfermeiros em hospitais do interior do estado do Acre, infelizmente, ainda é uma realidade.

Vejo que tivemos algumas conquistas juntos aos gestores municipais e estadual, mas ainda são insuficientes. Há uma grande valorização financeira e social da classe médica em detrimento da classe de enfermagem. Esse é mais um fator que vem desmotivando a enfermagem acreana.

Temos uma minuta de Projeto de Lei nas mãos do Deputado Estadual Eduardo Farias, elaborado por mim e entregue ao mesmo na Assembléia Legislativa do Acre, com a intenção de conquistar uma jornada de 30 horas semanais de trabalho para a enfermagem, no entanto, ainda não há ecos desta minuta soando no legislativo acreano. Nem situação, nem oposição estão preocupados com nossa profissão. É lamentável que só se lembrem da gente em períodos eleitorais.

Mas todos nós, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem temos culpa. Nosso silêncio é nosso pior inimigo. Temos uma força que ainda não fomos capazes de mensurar.

Imaginem que se, um belo dia, resolvêssemos cruzar os braços e cobrar nossos direitos haveria um forte impacto nas gestões municipais e estadual. Imagine que se os profissionais de enfermagem da rede pública parassem, 100% da rede básica iria ser paralisada, tendo em vista que médicos, agentes de saúde, odontólogos e a área administrativa não seriam capazes de nos substituir.

A dengue, diarréia, IRA`s, Tuberculose, Pré-Natais, Malária e diversas outras patologias iriam atingir com força a população acreana e o ESTADO teria fortes prejuízos enconômicos.

Agora vamos imaginar a situação dos hospitais. Apenas 30% da enfermagem funcionando para atender as urgências e emergências. Bom, primeiro, as cirurgias eletivas seriam todas suspensas. Depois, as internações iriam cair. Os demais profissionais não teriam condições de continuar suas atividades e o serviço público de saúde iria desacelerar exageradamente.

Mas isso fica apenas para o campo da imaginação. Nossa profissão está distante de encarar movimentos dessa proporção. Será que falta mais coragem ou talvez os salários e o ambiente de trabalhos não são tão ruins assim?

Eu, particularmente, acredito que um bom diálogo com os gestores e políticos possa ser uma saída racional para o que estamos enfrentando hoje. Precisamos do apoio da população para que nos ajudem a sermos mais valorizados. No entanto, se as medidas mais racionais não surtirem efeitos, buscaremos nossos direitos de cidadão usando a lei como base sólida para nossas lutas.

O Sindicato dos Enfermeiros Graduados e Especialistas do Estado do Acre – SINDENF/AC estará retomando os trabalhos de reorganização em 2013 e promete a todos os enfermeiros do Acre uma ação enérgica no sentido de buscar uma valorização da categoria dos enfermeiros graduados, bem como irá apoiar os movimentos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

Faça sua parte, caso tenha interesse em se filiar, entre em contato pelo e-mail: sindenf-ac@hotmail.com ou pelo telefone (68) 84077258 (falar com o enfermeiro Jebson). Precisamos de recursos financeiros para organizar os movimentos e contratar um advogado para representar juridicamente nossa instituição. Precisamos, principalmente, de você junto ao nosso movimento para que possamos nos fortalecer e conquistar nossos direitos.

Lembramos que estaremos realizando visita de filiação na segunda quinzena do mês de fevereiro de 2012 na capital. Nos meses seguintes visitaremos o interior do estado. Faça sua parte, junte-se a nós.

 

Atenciosamente,

 

 

Dr. Jebson Medeiros de Souza

Presidente do SINDENF/AC

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FELIZ 2013!


Gostaria de desejar a toda a minha família, amigos, conselheiros federais  e funcionários do COFEN, presidentes, conselheiros e funcionários dos COREN`s, aos companheiros de luta da enfermagem um FELIZ 2013. Vale a pena destacar que 2012 foi um ótimo ano, cheio de conquistas e realizações. Ano que conquistamos a representação da enfermagem acreana em uma cadeira de titular no Conselho Federal de Enfermagem. Ano em que a nova sede do COREN-AC começou a funcionar, dando uma cara nova a enfermagem do estado do Acre. Ano em que quase conquistamos as 30 horas para nossa profissão. Ano em que conseguimos regularizar o sindicato dos enfermeiros (final de dezembro) e assinamos convênio com o Governo do Estado do Acre para permitir que 2013 os trabalhos sejam iniciados. Por tudo isso, só tenho a agradecer a paciência que minha família teve para comigo e a força e confiança que a enfermagem acreana depositou em mim para representá-la no Acre, em Brasília e no Mundo.
 
Que Deus possa permitir que 2013 seja o ano para reencontrar os companheiros da enfermagem nos diferentes municípios acreanos para que possa pessoalmente agradecer o apoio e a amizade conquistadas ao longo de 06 anos em que dirigi o COREN-AC.
 
Me resta agora apenas agradecer e dizer que não vejo a hora de visitá-los e trazer boas novas a todos nesse ano que inicou.
 
Com carinho, um FELIZ ANO NOVO a voçê e a toda sua família.
 
São os votos do Enfermeiro Jebson Medeiros e Família.