segunda-feira, 30 de abril de 2012

ENFERMEIRO ACREANO É EMPOSSADO SEGUNDO-TESOUREIRO DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN

No dia 25 de abril de 2012, o enfermeiro acreano, Dr. Jebson Medeiros de Souza, 33, tomou posse no cargo de segundo-tesoureiro do COFEN, sendo o primeiro enfermeiro do estado do Acre a compor a diretoria desta importante autarquia federal.
Jebson, agora, terá, ainda, que dividir seu tempo com o Sindicato dos Enfermeiros do estado do Acre, aonde ocupa o cargo de presidente e se comprometeu com a enfermagem a lutar por melhores condições de trabalho para a categoria.
“Para nós acreanos é uma honra podermos colaborar com a enfermagem brasileira. Essa conquista só foi possível graças ao apoio de nossos colegas enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do estado do Acre que apostaram em nossa gestão durante os anos de 2006 a 2011. Também somos gratos ao ex-plenário e ao ex-presidente do COFEN, Dr. Manoel Carlos, que muito colaborou com o COREN-AC, através dos projetos acreanos aprovados pelo COFEN. Temos a certeza que daremos o melhor de nós para representar o Acre, junto COFEN, de forma íntegra, ética e honesta. Também intensificaremos a luta em nosso estado pela redução da jornada de trabalho, por melhores salários e pelo fortalecimento da categoria na esfera social e política”.
Já empossado, o conselheiro federal Jebson Medeiros, começou a desenvolver suas atividades junto ao COFEN, no dia seguinte, conhecendo os setores aonde desenvolverá suas funções previstas no regimento interno da autarquia.
O atual plenário do COFEN irá administrá-lo no triênio 2012/2015 e se comprometeu a “Consolidar e Avançar” nos projetos criados pela gestão anterior, dando continuidade na brilhante administração realizada pelo ex-presidente do COFEN, Dr. Manoel Carlos.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUE DIA LINDO PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA

Chegamos cedo ao evento e tivemos aquele impacto! Quantos profissionais e estudantes de enfermagem reunidos. Aproximadamente 60 onibus chegaram a Brasília. Um número incontável de guerreiros e guerreiras lutando pelos seus direitos e por uma promessa de campanha que insiste em não se cumprir. O grito ecoou em Brasília e o jingle entou o cântico mais o menos assim: "Dilma prometeu...." A carta de promessa feita por Dilma em sua campanha foi relembrada. O povo não esquece Dilma! Melhor aprovar as 30 horas da enfermagem, se naum, ela para a saúde no Brasil!!
O sol forte naum foi capaz de brilhar mais do que a profissão. O Brasil inteiro se fez representar e nós, é claro, do Acre, lá estávamos lutando junto, suando junto e, de forma incansável, gritanto: "30 horas já".
Houve várias falas e logo em seguida comaçamos a caminhar. Não poderia deixar o Acre de fora dessa e mais uma vez....bom, mais uma vez lá estavamos nós, na frente do movimento, percorrendo a Esplanada dos Ministérios e cobrando daqueles que elegemos no Acre, apoio para nossa jornada de trabalho. Meu descontentamento é para aqueles deputados federais do Acre que assistiram o evento lá de seus gabinetes e não tiveram a coragem de participar conosco de nosso movimento. Mas, nenhum deputado veio...com excessão de um. Mas naum foi do Acre. E a caminhada prosseguiu...quanta gente! Que movimento lindo e organizado! Percorremos uma curta distância, porém, naum dava pra ver o final do movimento!! As pessoas passavam de carro e buzinavam. O motoristado ônibus assenou em favor do movimento! Que coisa linda de se ver. E nós, do Acre, estávamos lá, para marcar na história o início de uma época em que a enfermagem deixou de vestir o branco apenas para ir trabalhar. Agora, veste o branco para lutar! Pensa uma profissão que esta apendendo a se organizar. Está aprendendo! Imagina quando concluir este aprendizado. Ninguém segura. Hoje somos poucos nas Assembléias Legislativas e no Congresso. Amanhã seremos vários. Quem poderá resistir a esse movimeto se continuar a crescer.
Ufa, fim da caminhada. Demorou muito para que o final do movimento chegasse. Era muita gente!! A fome, o calor, a sede tomava conta de nosso corpo, mas, éramos guerreiros incansáveis lutando por um sonho a muinto tempo construído. Viva. Notícia Boa. Aprovaram o Piso Salarial em mais uma Comissão. Ainda faltam várias. Mas vencemos mais uma! Mais um passo dado, mais uma vitória da categoria. Tive que sair antes para realizar outras atividades. A tarde o comentário: Se não tivermos uma notícia favorável sobre a aprovação da jornada de trabalho, a enfermagem irá parar. Quando? dia 15 de maio deste ano. Aonde? Em todo o Brasil! Termino este dia com a seguinte frase: "Verás que o filho teu não foge a luta" Parabéns enfermagem acreana, parabéns enfermagem brasileira.

Obs.: me desculpem os erros, mas estou cansado neste dia e empolgado com tudo que ocorreu!

Ass. Jebson Medeiros

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mobilização do dia 11 de abril deve reunir cerca de cinco mil profissionais de todo o país


O ‘Fórum Nacional 30 horas Já’, composto por entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS, realizará no próximo dia 11 de abril um grande Ato Público em prol da redução da jornada de trabalho em 30 horas para todos os profissionais da Enfermagem brasileira.
A mobilização será na Capital Federal, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9 horas da manhã. Estarão também presentes no Ato representantes das entidades da Enfermagem e das centras sindicais- CUT, CTB e Força Sindical, além de parlamentares federais e estaduais.

Segue abaixo a programação:

DATA: 11.04.12

HORÁRIO: 9 às 13h

LOCAL: Esplanada dos Ministérios
09:00 – Concentração – Esplanada dos Ministérios
10:00 – 13:00 – Abertura do Ato: 30h Já para Enfermagem não Parar
- Fala dos Representantes das Centrais Sindicais: CUT, CTB E FORÇA SINDICAL- Fala dos Representantes das Entidades Nacionais e Estaduais- Parlamentares- Caminhada ao Anexo II

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:- Animação: Anjos da Enfermagem- Escola de Samba

Audiência Pública:

No mesmo dia, a partir das 14 horas, uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados debaterá sobre a jornada de trabalho das 30 horas. A proposta é mostrar que a Enfermagem está engajada e pressionará para que o PL 2295/00 seja aprovado. Representantes do Fórum propõem juntamente com os líderes partidários para que o PL seja incluído na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados para que seja votado imediatamente.

Programação:

DATA: 11.04.12

HORÁRIO: 14:00 às 16:30

LOCAL: Auditório Nereu Ramos

14:00-15:30h: Mesa de Abertura: Solange Caetano (FNE), Manoel Neri (COFEn), Ivone Cabral (ABEn), João Rodrigues (CNTS), Maria Godoi (CNTSS), José Antônio Costa (Anaten), ENEEnf, Deputada Rosane Ferreira, Deputada Carmem Zanotto, CUT e CTB.
- Convidados: Deputada Rejane Almeida (RJ), Deputada Gorete Reis (SE), Deputada Vitor Paulo, Deputada Valéria Macedo (MA), Deputada Ana Paula Lima (SC)

15:30-16:30: Condições de Trabalhado da Enfermagem X Adoecimento – Enfª Drª Vanda Elisa Andres Felli – Debatedora – Deputada Rejane de Almeida. Mediadora Deputada Gorete Reis

16:30-17:30h: Quanto vale o voto da Enfermagem – Enfª Solange Caetano – Mediadora Deputada Ana Paula Lima (SC)

17:30h- Encerramento Entrega Moções e Audiência com Presidente da Câmara com pedido de colocar na ordem do dia e votação do PL.

Promessa de Campanha

Entre as reivindicações proposta pela Enfermagem é que a Presidenta da República, Dilma Rousseff, assuma seu compromisso quando candidata, se comprometendo a apoiar o Projeto de Lei das 30 horas.
O Sindicato dos Enfermeiros Graduados e Especialistas do Acre também se fará presente no evento, contando com a representação de seu presidente, o enfermeiro Jebson Medeiros.
"Iremos cobrar do PT as promessas de campanha feitas por Dilma. No Acre, já entregamos uma minuta de projeto de Lei para o Deputado Estadual Eduardo Farias a fim de que se aprove a jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais. Estaremos representando todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem acreanos que não puderam comparecer ao evento. No final do dia de amanhã faremos um relato dos acontecimentos do movimento"( Jebson Medeiros).